Resenha #03: O Primeiro Beijo, de Manu Negromonte

Me propus a ler cinco contos este ano. Isso mesmo, metas pequenas e vai com calma minha amora, que janeiro teve 50 dias e acabou anteontem. Ou seja, bobear os cinco contos do ano dariam para ser feitos em janeiro.

Nhé, mas não deu. E tudo bem, já me convenci de que a vida não é uma corrida em que sou a minha adversária.

Por isso, lá fui eu na minha biblioteca Kindle ver quais livros começaria, já que está repleta de títulos intocados por mim. 

É que eu sou acumuladora de livros mesmo os digitais. Tem programa na Discovery para isso? 😆

Então, comecei pelo livro um da Manu Negromonte: "O Primeiro Beijo". Antes de qualquer coisa, vou reforçar que estamos falando de contos aqui, ok? Ou seja, OS LIVROS DE CONTOS SÃO CURTOS!

O grito é necessário porque tem uma pá de sem noções na Internet, que sabe-se lá de qual bueiro vieram, mas acham que livro de conto não pode ser pequeno. Mas veja...

Pois este é um livro pequeno, daqueles que você mal terminou a xícara de café, já está acabando a leitura. O ponto positivo disso é o mesmo ponto positivo pra qualquer conto: leitura rápida e que encaixa em qualquer horário.

Uma das coisas que torna difícil a criação ou retomada de um hábito de leitura frequente, é o tempo para ler. As pessoas estão cada vez mais apressadas, e muitas vezes o livro de cabeceira, termina como calço do sono mesmo. Portanto, apostar na leitura de contos, crônicas, blogues, é uma excelente forma de retomar a leitura diária. 

Dito e convencido-lhe disso, posso afirmar que "O primeiro beijo" é uma leitura que se encaixaria facilmente no seu horário de almoço, ou para a Alexa/Assistente virtual ler enquanto você está preso ou presa no trânsito.

A narrativa foi divertida e o suspense que o personagem principal faz para dizer as razões de ter convocado o "Clube do Bolinha" de repente, apesar de ser um suspense rápido, é instigante!

Claro que eu já imaginava que teria algo a ver com o primeiro beijo, que se torna título de capa, porém, fiquei curiosa pra saber o que o esquisitinho e mau humorado do Lucas, queria com o Daniel e Vinícius, seus amigos, e não falava logo. 

Eis que a diversão começa: "Contei pra Ana que gosto dela e ela aceitou sair comigo, mas não sei beijar!". 

Os três amigos começam a desbravar o curso rápido de como iniciar na arte do malabares linguístico, ou seja, o beijo. Ou ósculo, como prefiro usar às vezes só para confundir desavisados. 

Explica daqui, explica dali, e a gente vai percebendo como é mais divertida uma narrativa em que "os virgenzinhos", seja se beijo ou de coitos, são os meninos e não as meninas. Porque cá para nós... Ninguém mais aguenta cena em que as ingênuas e inexperientes são as garotas, né? Então, presenciar o Daniel e o Vinicius entre piadas, risos e brotheragem explicando para o Lucas como que acontece um beijo, foi bem engraçado! 

Inclusive, dona Manu, dona autora... Eu fiquei foi sedentinha por mais desse trio tá? Aquela parte do Carnaval com o pobre do Vinícius voltando com a cara toda lambida... Im-pa-gá-vel. Esse Carnaval eu queria ver! Tó a dica.

E sim, eu falei brotheragem não foi à toa! Pensa o susto que é o plot twist de um início de quase drama LGBTQ no meio da "aula de beijo"? Eu não estava pronta para a surpresa do enredo. Não era o Lucas o protagonista? 

No fim, fiquei de olhos esbugalhados, fiquei só o Lucas: "rapaz, é isso mesmo?". Porque o que surpreende não é aula. Não é o Lucas pedir ajuda dos amigos. Não é nem o fato do coitado nunca ter beijado uma menina, um menino ou uma laranja. O que surpreende é descobrir que o livro não é sobre o Lucas. 🤣🤣🤣 

O Lucas é só um bode expiatório para essa Manu, meter um drama na nossa cabeça ao ponto de terminar o conto olhando para o teto e pensando: "Mas e aí? Foi beijo cênico, amizade ou nasce um shipper?". 

Como sei que tem outro livro em sequência, eu já pulei a lista dos livrinhos para ler, e meti o próximo na agulha. Quero nem saber Manu, é bom eu ver se essa aula ajudou o Lucas com a Ana, e principalmente,  em que pé ficarão os especialistas de beijo, viu? 

🌻

Obs: Carnaval e o amigo pegando a crush do Lucas, podem ser enredos dos próximos livros. Tó, outra dica. 





Ficou curiosa ou curioso pela leitura? A autora unificou o livro 1 e 2, mas logo trago resenha do segundo. Até lá, se ficou com vontade de ler o livro, pois venha aqui, amora minha. Pega cá essa leitura e não deixe de comentar comigo sobre a resenha e sobre o livro. Já conhecia esse título? O que achou da resenha? 👇🏼 comenta, vai. É de graça e não cai o dedo.

0 comments