Resenha #02: Se não fosse por você, eu não estaria aqui, Diversos Autores (Editora Seguinte)

 Se não fosse por você, eu não estaria aqui: Cartas para quando eu era adolescente.

Autoria: antologia, diversos autores.
Editora: Seguinte

Se não fosse por você, eu não estaria aqui...  diz o título do livro que li na Amazon. É uma antologia de cartas, publicada pela Editora Seguinte que reuniu seus principais autores, neste trabalho. Cada escritora e escritor fez uma carta para a sua versão do passado e nossa… Como é lindo. 

Eu gosto muito de cartas. Escrevo poucas atualmente, e recebo menos ainda! Novos tempos… (Aliás, no site principal há um espaço para você me enviar a sua cartinha!) 

Para uma pessoa que viajou muito e se mudou de residência muitas vezes, a ideia das cartas é sempre atrativa e prazerosa. Traz a pessoalidade de quem escreve, desde a caligrafia - coisa íntima nossa, acredite! Dá para desvendar crimes pela caligrafia! - até mesmo ao modo como a pessoa narra a carta. Há quem deixe beijinhos selados no papel. Eu deixava. Há quem jogue perfume no papel. Já fiz isso. E há ainda, quem até mesmo as sele com cera quente... Sofisticado, não é? Pois bem, eu amo essa coisa de cartas!
 
E lendo o livro, nós podemos ver a nudez de cada escritora e escritor. Da carta da adolescente bissexual que não sabia ainda o que sua orientação sexual significava, mas recebe de sua interlocutora do futuro, um abraço. Da carta do rapaz negro e gay que desde a adolescência já sabido sobre sua orientação, sofreu tanto bullying e agressões, mas que recebe de seu interlocutor do futuro uma mensagem de esperança. Da outra carta da mulher que está no meio de um teste de gravidez, conversando com a sua eu-mocinha para dizer-lhe: deu positivo! Tanta intimidade e amor existem nestas cartas, que eu chorei.

Fui lendo, chorando, assoando o nariz, e sorrindo. Peguei-me pensando em quantas cartas e para quais “eus”, e de quais momentos da minha vida, eu escreveria. Fui arrebatada por uma vontade absurda de escrever uma carta para a Ray, criança. E escrevi. E cá posso dizer-lhes: que delícia escrever cartas para si! Coisa que eu não fazia desde que parei de dar aulas, mas que farei com mais constância, e garanto que vocês deveriam experimentar, viu? 

“Se não fosse por você eu não estaria aqui” é um dos títulos mais lindos que já me deparei. Porque sinceramente, não é o outro que nos traz aonde estamos, somos nós.

São as nossas escolhas, anseios, acertos e erros. E falando de erros, quão importantes eles são! Se não fossem os erros nós não estaríamos aonde estamos. Se não fossem os acertos nós não saberíamos o que era um erro. E se não fossemos nós, quem nos colocaria aqui? Porque mesmo que você entregue a sua vida no controle de outro alguém, o fato de entregá-la assume a sua escolha também. Então, és tu criatura! Tu és a tua causa e consequência. E ainda que isso te incomode, seja grato por isso, se perdoe. Se abrace!

Eu passei muito tempo culpando a minha eu-passada por não estar onde quero. Por não fazer o que quis. Por não ter ido aonde deveria e tantas outras coisas que... Eu mal notei que no meio deste processo, eu me tornava mais eu, mais minha, mais ser. 

"Se não fosse por você eu não estaria aqui" é um ótimo livro, inspirador e emocionante, dentro de uma singeleza que vale à pena sua leitura, tá?




🌻


0 comments