Lá no pico da colina não moravam apenas monges, habitavam também escritores clássicos.

Lá no pico da colina não moravam apenas monges, habitavam também escritores clássicos,  aqueles que geralmente são inacessíveis e que conquistaram a cadeira nº nunca será sua, da Academia de Letras. Talvez você não esteja entendendo direito, então... Melhor eu te explicar o mito.


O mito da colina, deve existir em algum lugar, porque eu já ouvi falar sobre isso, mas com certeza eu não estou me referindo ao mesmo. Estou usando esta expressão para dizer sobre uma velha historinha de que escritores são munidos de um talento sobrenatural e que, um em um milhão são tão divinamente providos de tal dom, que estouram em best-sellers, e aí... você, reles mortal que escreve em guardanapo de boteco, não pode ser chamado(a) escritor(a).

Ah, Ray... Me poupe! Eu nem gosto ou nem acho o Sparks esta coca-cola toda! Tudo bem, mas não podemos negar que ele está no hall dos autores best-sellers, ainda que em nossas prateleiras não haja nenhum livrinho dele! O Sparks, está lá no pico da colina, porque ele chegou no status que a maioria de nós escritores gostaríamos de estar. Concorda? Então, o mito do pico da colina ao qual me refiro é este.
Eu poderia usar de exemplo, Tolkien, Lispector, Shakespeare, até mesmo Machado. Mas, eles são mesmo inacessíveis porque jaz em descanso eterno. Então, vamos imaginar alguém vivo, e para ficar ainda mais inacessível à realidade brasuca e feminina, um escritor homem da literatura internacional: Nicholas Sparks.

E agora que você compreendeu isso, eu quero falar sobre o(a) escritor(a) contemporâneo(a): nós! Eu, tu, ele, ela, nós, vós, enfim... Para estes(as) escritores(as) eu queria discutir qual a importância de se aproximar dos seus leitores e leitoras. Talvez, não haja nada novo no que eu digo, mas, cá entre nós... Tem gente que ainda nem subiu na colina e já está olhando para baixo, mas abaixo de si está o chão. E tem gente que chegou na metade da colina, e também está olhando para baixo, como se não tivesse ainda três Everest para subir!

Manter-se próximo do seu público é muito importante, principalmente se você quiser fincar a sua bandeirinha ao lado da bandeirinha do Sparks. Então, caro/cara escritor(a) contemporâneo(a) desça do palco, porque já dizia o ditado - e eu nunca entendi - que a Xuxa é loira. Eu chego a ser repetitiva, mas é bem importante reforçar isso: se você é escritora ou escritor na internet, seja de originais ou fanfics, independente da plataforma que escreve, o ato de responder ao seu público é um grande serviço para ti, mas também pra toda a comunidade da pena com nanquim! 

Quando nos aproximamos dos nossos leitores nós criamos laços com eles, formulamos possíveis amizades, e criamos algo muito importante: comunidade. A internet é uma ferramenta poderosíssima para escritores(as) independentes de nosso tempo, e constantemente vemos diferentes perfis na internet sobre marketing literário. Criar uma comunidade que te apoie e que engaje ao seu conteúdo, seja ele um produto como um livro ou fanfic, ou seja ele um conteúdo digital em uma mídia social, é uma grande e necessária forma de se manter rumo ao sucesso.
 
Porém criar uma comunidade não é o suficiente se você não os conhecer. Porque número e quantidade de seguidores, de comentários em fanfics, de avaliações e vendas no seu livro, não são eficazes se não levarem o seu público a uma constância. Então, nada adianta você sair panfletando suas histórias, seus livrinhos e  ficar produzindo lixo eletrônico na vida alheia pelo velho "me segue que eu sigo de volta", porque esta sua comunidade que estaria sendo criada, não se comporia de uma audiência fiel e constante.

Então, mais valem cinco leitores que te seguem fielmente, compram as suas ideias e produtos, gostam de você por identificação, do que mil leitores/seguidores que não sabem nem mesmo o título de uma obra sua! Logo, você precisa conhecer ao seu público! Saber o que gostam no seu trabalho, quais deles realmente gostam do que você produz e entender as relações de troca criativa que a sua comunidade pode lhe trazer.

E tendo você, criado laços com seus leitores de forma a criar uma comunidade, e compreendendo o seu público e o que eles gostam ou não em você enquanto escritor/marca, você será capaz de expandir a sua rede de conexões.

Okay linda de bunita, mas onde é que isso tudo se relaciona com o tal do pico? Oras, é simples: você não chegará no pico da colina sozinho. O Sparks chegou lá, porque as leitoras e os leitores dele o fizeram estar, assim como todas as conexões feitas por ele ou através dele. Então, querida amora, querido amoro, saiba que você precisa de boas relações com seus leitores para atingir não só os próprios leitores, como também aos novos! 

Parece óbvio ou não? Isso tudo que falei faz sentido para você? Me responde aí nos comentários!

Este post todo significa que o Sparks fez tudoh isso para chegar aonde chegou? Talvez não. Mas, com certeza, as editoras que produzem estes best-sellers atuam assim, porque no fim, tudo se trata de marketing.

Eita, modinha danada, né? Tudo é marketing? Pois é, tem sim, o peso da boa e velha propaganda boca a boca, mas tem outras coisinhas também... Porque você pode até não precisar de um talento inato para ser a próxima Megan Cabot ou Cora Coralina, mas eu tenho certeza de que você vai precisar de trabalho, dedicação, e conexões. 

Sendo assim, valorize aquele comentário simples de "gostei", ou as estrelinhas que recebeu na sua história. Sua reputação também cria conexões através das suas atitudes educadas e gratas!



0 comments